sexta-feira, 29 de abril de 2011

Nós - Assistentes Sociais

"Os Assistentes Sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões cotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc.

- no trabalho: na má distribuição de renda, preconceitos, sexualidade, etc;
- na família: na desestruturação, violência doméstica, abusos, etc;
- na área habitacional: condições de moradia precárias, áreas de risco, etc;
- na saúde: na qualidade dos serviços prestados, na falta de médicos, medicamentos, leitos, etc;
- na assistência social pública: escassez de benefícios, qualidade dos serviços prestados, etc.

Questão social, que sendo desigualdade e também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam desigualdades e a ela resistem e se opõem.
É nesta TENSÃO entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência que trabalha o Assistente Social, situados nesse terreno movido por interesses sociais distintos, aos quais não é possível abstrair (não trabalhar, esquecer) ou deles fugir, porque tecem a vida em sociedade."

(Aula do dia 22/03/11 - Professora Marazita)

***Escrevi um conceito sobre o que fazem os Assistentes Sociais, para meus amigos e os curiosos, entenderem o que fazemos. Para esclarecer um pouco mais, deixo aqui, um texto de um trabalho em grupo, que fizemos em aula. Dia 21/03/11 - Professor Giovane Scherer.


Defensores


Partimos do ponto de que somos defensores dos direitos - e também deveres! -, dos indíviduos que compõem uma sociedade.


Profissão nobre, relativamente nova, teve um salto em 1988, quando passou a ser "legalizada" constitucionalmente onde foi, digamos assim, separado do conceito de assistencialismo. Quando o Serviço Social passou a ser reconhecido como profissão.

Uma pessoa, em nosso caso, um grupo de pessoas que devem pensar numa Totalidade, ampliando sua visão do mundo. Não podendo trazer consigo preconceitos, nem pré-conceitos.

Buscam assegurar nossos direitos dentro da sociedade, trazendo (buscando) novos mecanismos para que eles se façam valer. Somos agentes modificadores.

Educação, saúde, acessibilidade, inclusão social, justiça, cultura, etc, são direitos básicos que fazem parte da luta cotidiana do Assistente Social; Dentre tantas outras atribuições.

Conhecer seu mundo para atuar nele. - Frase chave, que mostra nosso dever de estarmos à par dos quadros político - econômico - social, para nos posicionarmos melhor.


Vale ressaltar que este conceito,foi preparado por: Aderbal, Áderson, Bianca, Caroline e Cláudia, no primeiro mês de aula e, posteriormente, estaremos desvelando muito mais as faces de um Assistente Social.